25/07/2011

A janela

Por Aline Diedrich

Entre tantos vícios, observar vidas era o que mais lhe dava prazer.

Anoitecer. A lâmpada desligada. Ouvia um rock and roll e se mantinha acordado pelos solos de guitarra depois de três noites sem dormir. Passos de sapatos femininos ecoavam nos corredores do prédio e se sobressaiam ao barulho ali dentro.

Se existisse perfeição, aquele seria um bom exemplo. “Guernica” intitulava-se a obra. Viu-se como uma das figuras deformes, atirado em cima da cadeira com um copo de whisky ao lado de alguns trocados, recebidos na aposta do último domingo quando seu time venceu nos pênaltis. A gaveta entreaberta permitia ver as tantas revistas de mulheres peladas, cujas formas conhecia bem. Nu artístico, lhe disseram.

Trovoadas. A pequena sala era iluminada pelos relâmpagos constantemente. Movimentou-se e deixou cair a caneta de pena que ganhou no amigo secreto. Quase adormeceu, mas contrariou suas pálpebras e manteve os olhos firmes na tela. Ainda tentava decifrar os desenhos de Picasso. Por um momento viu um pouco do cotidiano, das mazelas e torturas que lia nos jornais. Horror. Talvez pedidos de socorro.

Então riu. Riu até demais de si por tentar levar ao seu tempo uma obra de arte pintada décadas atrás. Não sabia se já estava sob efeito do álcool ou era coisa de artista.

Fechou a janelinha. Desligou o computador. Espiou pelo vidro embaçado do apartamento. Lá fora, crianças corriam para casa fugindo da tempestade. Outros meninos, porém, apenas chutavam a água acumulada na rua esburacada. Maltrapilhos.

(A obra Guernica, de Pablo Picasso, foi inspirada no bombardeio aéreo à localidade de Guernica em 1937 e apresentada na Exposição Internacional de Paris no mesmo ano).


Aproveito para deixar minha homenagem aos escritores já que hoje é nosso dia! Parabéns a todos os blogueiros que fazem parte dessa nova geração de autores e também aos grandes nomes da literatura...

38 comentários:

  1. Belo post.
    Informativo e interessante!
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post!
    Muito bonito!
    Passa lá?

    http://uaimeu10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Hoje é o dia do escritor, que legal
    é o nosso dia, aliás, o meu também, já que hoje é o meu aniversário.


    Obrigado pela visita l[á no Escarcéu

    Volte sempre.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. A arte é um janelão com vista panorâmica para o mundo. Os mundos possíveis e os impossíveis.

    Feliz Dia do Escritor! Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Então quer dizer que hoje é dia do escritor? Não sabia disso!

    O conteúdo do seu blog está a cada dia melhor, e a frase no início é fantástica!

    Até mais.

    ResponderExcluir
  6. A janela da vida nos mostra retratos de tudo que fomos e o que podemos ser, entre tantos goles, nada mais ameno que tentar decifrar que outros em outras épocas tentaram nos dizer através de pinturas, relatos e etc.

    Feliz dia do Escritor!!

    INOPORTUNO
    http://www.bloginoportuno.blogspot.com/
    BONS VENTOS!!

    ResponderExcluir
  7. Tudo de bom esse post, a penumbra da cena, um toque de suspense... De quebra a informação aí de Picasso (Fiquei curioso e pesquisei sobre a tela) - Ademais outra que eu não sabia... nosso dia né!
    Parabens pra nós,

    ...E parabens pelo post, adorei.

    andersonyankee.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Cara... Esse quadro da imagem foi discutido na minha primeira aula do ano de Hist. da Arte e da Música ¬¬'
    Tudo pra dizer que a arte tem várias visões
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK'
    Parabéns pelo blog'
    http://cantinhocomtudo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. parabens p vc!!!! sempre gosto de ler seus textos impecaveis, bjao!

    ResponderExcluir
  10. Feliz dia do Escritor atrasado para voce Lineline :D

    Aquela obra dali do lado me lembra que tenho num livro da mãe antigo,eu axava tri massa :D, ainda acho
    beijos garota.

    ResponderExcluir
  11. eu gosto muito dessa obra de picasso, é muito abstrato e subjetivo, bem com esse seu texto, parabéns!!

    E feliz dia do ecritor atrasado para nós!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela post, achei muito interessante as obras.

    ResponderExcluir
  13. Meu Parabéns pelo seu blog !

    Vc escreve muito bem!

    me identifiquei mto cm sua escrita !

    Voltarei mais vezes !

    ResponderExcluir
  14. Muito legal ^^ Fiquei feliz pelo meu dia (já que também sou escritora) Parabéns pelo blog. Adorei o texto.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pelo elogio no meu blog, Aline! Estou lendo outras postagens suas. Já estou seguindo!
    Parabéns pelo talento! :D

    ResponderExcluir
  16. Parabéns vc escreve super bem!!!!
    Suas postagens são lindas, amei seu blog.
    Te encontrei por acaso então se quiser visitar, acabei de criar o meu...
    http://viverdefantaisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. ja comentei em seus ultimos posts
    então, estou no aguardo de novos!
    http://alem-da-pele.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Adorei, Aline, texto de qualidadíssima, frases curtas megaexpressivas. Menina, não é que esqueci o Dia do Escritor? Cinquenta chibatadas! Aceita parabéns retroativos? ;-) Beijos, sucesso e felizes dias todos!

    ResponderExcluir
  19. Muito legal o post :D

    http://espacoxboxbr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi aline!

    show d bola o teu blog!!! curt pra caramba, li algumas matérias, daki a poko dou uma passada d novo pra curtir mais o teu blog...já to divulgando no tuitter...
    bj!

    ResponderExcluir
  21. Nossa legal poetico e historico, vamos criar um exercito nerd assim mas achei bem legal mesmo me inpiro nele nos meus trabalhos de desing

    ResponderExcluir
  22. Adorei o texto!! Você sabe colocar as palavras no lugar certo!! ;)

    ResponderExcluir
  23. interessante..
    tbm nao sabia,soube no twitter..
    Parabnes para nos.. ^^

    ResponderExcluir
  24. muito legal seu blog
    ^^


    http://ministerioartecomdeus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Bonito texto... de uma simplicidade e sentimento bastante tocantes. Parabéns, moça! ;)

    ResponderExcluir
  26. Olá!

    O texto é incrível, claro. Mas o que mais me chamou a atenção foi o Guernica. Excelente associação! É uma pena que obra tão grandiosa tenha sido inspirada em sangue...
    E feliz dia do escritor a todos os nossos queridos! :D

    Abraços!

    Ana Carolina Nonato
    Seis Milênios

    ResponderExcluir
  27. Tem um momento em que você fala da perfeição de "Guernica".
    A obra é maravilhosa, mas não é perfeita.
    Fiquei pensando que, se algum elemento ou traço da pintura fosse diferente, mesmo assim ainda continuaria sendo maravilhosa. Picasso é o brilhantismo da imperfeição total.
    O perfeccionismo é uma merda, minha amiga.

    ResponderExcluir
  28. Oi Aline, como vai?
    Voltei pra ver as novidades e adorei o texto, legal a escrita!

    Bjos e até breve!

    Passa lá, atualizei:
    http://joycebc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pelo post,
    gostei muito do seu blog
    estou te seguindo!
    se puder entrar no meu
    http://comicaseironicasdaocronicas.blogspot.com/
    bjooos :*

    ResponderExcluir
  30. otimo post, vc escreve de uma forma bem sensível e feminina!
    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  31. Gostei bastante do texto, A arte é uma passagem para o mundo sublime da beleza.
    Uma das artes que aprecio é arte das palavras. =]

    Abraço.

    ResponderExcluir
  32. Muito bom! A começar pela frase do início que é simplesmente linda, e que para mim já valeu a vista.
    ótimo texto, pura sensibilidade!
    Um abraço!

    ResponderExcluir