17/10/2009

O País das Olimpíadas

Por Aline Diedrich

“Helicóptero da PM explode e mata 2 no Rio” é a manchete do site G1 neste sábado, 17 de outubro.
É lastimável saber que essa é a principal notícia de hoje nos veículos de comunicação nacionais. Troca de tiros, ônibus incendiados, policiais mortos, inocentes feridos – mais uma vez a história da guerra entre as facções do tráfico de drogas.
Os brasileiros mesmo acostumados com “cenas” de violência, ainda esperam por tempos melhores, mas e como fica o país lá fora? A imagem institucionalizada do Brasil no exterior sempre foi preocupação, isso nos lembra a polêmica em relação ao filme “Turistas”, que mesmo mostrando ambientes paradisíacos, trazia no contexto exploração sexual e tráfico de órgãos. Mas se compararmos com as produções ambientadas em Nova York, por exemplo, que também contam histórias de crimes, drogas ou outros fatos negativos relevantes, acaso elas causaram uma queda no número de turistas? Creio que não!
O filme Turistas causou polêmica no ano em que foi lançado, visto o medo de que prejudicasse a imagem do Brasil no exterior, mas depois o conceito foi revisto e acredito que não teve esse efeito.
A preocupação não deveria ser com a ficção, mas com a realidade que a molda, com fatos como esse que ocorreu hoje do Rio de Janeiro. Notícias assim repercutem no exterior, prejudicam sim a imagem do Brasil e podem fazer com que investidores e os turistas repensem sobre viajarem ao “maravilhoso país do futebol”.
Os atletas e demais pessoas que acompanharão as Olimpíadas em 2016 pretendem se deparar com esse Brasil?
O investimento em estrutura para comportar uma Olimpíada, deve incluir segurança...

21 comentários:

  1. Verdade ne? Precisa ser feito algo para poder tentar melhorar isso....mesmo sendo dificil....

    ResponderExcluir
  2. Entristece bastante... vivemos fora da realidade!

    Gostei mto do seu blog... alem de comentar vou segui-lo tbm! Se desejar conhecer o meu... www.miltoxi.blogspot.com

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. tivemos pensamentos iguais sobre isso.


    e tbm acho que o esporte brasileiro tbm nao é bem preparado pra uma olimpiada. iremos ter um baita vexame em casa.

    ResponderExcluir
  4. Concordo em partes, essas notícia não devem deixar de ser veiculadas ou ganharem menos espaço, porque não podemos mascarar a realidade, deve-se evitar o sensacionalismo em cima, e eu não sei se o que vc quis dizer foi que o filme Turistas teve um efeito negativo para o Brasil, se foi, num teve nenhum pouco, polêmica só teve mesma aqui, pois não estamos acostumados a ser representados no cinema do exterior, mas é lógico que quem assisti a uma obra dessa não influencia ninguem a vir ou não ao país! na verdade este sim é um grande problema do Brasil, o sentimento de vira-lata, de se sentir maculado quando alguem fala mal lá fora, casos como do filme citado, do episódio dos Simpsons no Rio e mais recentemente do seriado Lei & Ordem que citam nosso país de maneira negativa e que repercutem entre os nossos lideres que exigem pedido desculpas é risivel na minha opnião, como falo nesse post aqui:http://doutorcaligari.blogspot.com/2009/09/brasil-o-pais-do-atraso-parte-2.html
    acabei mudando completamente de assunto, mas sou assim mesmo, rsrsrsrsr!

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião, não só as olimpiadas como tambem a copa de 2014 vão trazer um avanço muito grande ao Brasil. Mas uma coisa é que é impossivel esconder as realidades do Brasil como esconder as realidades de qualquer país no mundo. Creio que não é sensacionalismo, é realidade. E uma segunda opinião: Vão ser gastos bilhões e bilhões de reais em construção de estádios, centros esportivos, centros de preparação e de treinamento, além de meios de transportes e etc etc etc que vai girar ao redor dos dois eventos. Será que não vai ser um absurdo de dinheiro que vai causar em transtornos depois? Será que esses estádios e centros vao ter utilidade depois dos eventos? É uma dúvida. A única coisa que não é dúvida é a robalheira e pessoas passando fome e que esse dinheiro poderia certamente ajudar. OBS: Sou completamente a favor das Olimpíadas e da Copa no Brasil, mas de robalheira e violência não.

    ResponderExcluir
  6. As vezes choro de triste que é esse pais, e como ta cheio de ignorancia esse lugar :[

    Adorei o blog.
    beeijos

    ResponderExcluir
  7. é só assim o Pais avança, com tais atraçõe no Pais! porq se não o Pais fica como esta, mas convenhamos que o Pais cresceu muito, eu pelos senti essa novidade, e essa noticia eu vi na televisão é lastimavel uma situação dessa!

    ResponderExcluir
  8. O brasileiro vive de utopia, acha que tudo vai melhorar por causa de uma copa ou olimpíadas. Infelizmente creio que a melhora seja minima, apenas para inglês ver.

    Obrigado pela visita, e pelo comentário. Seguindo o blog.
    http://salada-de-ideias.blgspot.com

    ResponderExcluir
  9. eu fico puto com essas paradas =/
    enquanto uma parte quer ver o país crescer, outra parte de filhos da puta ficam sujando a imagem do país

    acho que o exercito tinha que invadir e sair matando, de boa

    ainda vai rola guerra civil no brasil...

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Aline, adorei o que você escreveu! Estudo na área de comunicação também, quem sabe um dia seremos colegas,hehe!

    ResponderExcluir
  11. E o Brasil ainda quer copa, olimpíadas e sei lá mais o que inventarem...

    ResponderExcluir
  12. É triste mesmo...

    Uacht!
    http://dadonanet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Aii nem fale, mas sabe Aline, se queixar, mesmo que estejamos certos, nada vai resolver.
    É a realidade de todo lugar, que tem merda acontecendo e tem gente fazendo happyhour do outro lado (lembra do comercial?)
    Eu tenho esperanças que com as olimpiadas aqui no brasil, tudo melhore, ja começa no rio... o desespero lá é tanto para deixar "perfeito" para os gringos que ja começaram a contrir muros e tals.
    Talvez as olimpiadas contribua com a mudança de opinião dos gringos e até traga melhores condições a nós desde então...

    ResponderExcluir
  14. eu improvisei um banner para você, olha lá!!
    usei o url do seu blog mesmo... hihi

    ResponderExcluir
  15. Concordo com oque voce disse, é uma situação lamentavel, mas essa é a realidade. Em vez de gastar bilhoes com algo q nao é necessario para o brasil, como as Olimpiadas, o governo poderia envestir em peso na segurança, e tbm em outros aspectos para q essa imagen q é transmitida la fora mudasse. E qnt ao filme, qnd vi, achei ridiculo, mas percebi q ridiculo era a situação do país e a maneira como somos reconhecidos la fora. Desculpe o texto. Adorei teu blog e to seguindo. Bjoos

    ResponderExcluir
  16. puxa!!! e isso sem contar que foi manchete lá fora em todos os grandes jornais né?? vai ver agora o Rio de Janeiro vai ser repaginado... ou não... acho que não enquanto os maiores criminosos ainda tem colarinho branco...
    adorei o seu blog! parabens e muito seucesso!
    to seguindo
    xeru

    ResponderExcluir
  17. Não vou entrar no merito politico da coisa e nem social... Quanto filme Turistas é uma imitação barata do Filme Alberg que diz que o Leste europeu só tem ladroagem e LOIRAS lindas vendendo seu corpo... Esse filme é tão ridiculo que nem conta a real história nem de lá e nem de cá... Quanto a guerra no Rio oque tá acontecendo é a dimuição de quaritas pois os morros estão sendo ocupadas e as FAVELAS revitalizadas... tendo um batalhão permanente da Policia militar e o PAC tá reformando as casas e trazendo saneamento basico... A Famosa CIDADE DE DEUS... Hoje tá ocupada pela a policia e os crimes cairam de forma drastica...
    Quanto a morte de 3 policias, 2 na hora e 1 hoje a tarde, foi o fogo dentro da aeronave... que não deveria acontecer... pois o PILOTO e CO-PILOTO estavam baleados e conseguiram pousar... não se explode assim sem uma munição explosiva... Quanto a vender o lado ruim do RIO é NORMAL pois a GLOBO quer que Serra ganhe e a bagunça que tá acontecendo aí no seu estado e a Globo não comenta quase nada... isso chama-se manipulação da noticia.
    BJS e fica com DEUS!

    ResponderExcluir
  18. Acho que só vai dar certo se eles começarem a trabalhar logo se não vai ser uma vergonha para o país como quase toda vez!

    ResponderExcluir
  19. Eu acompanho seu bloog, vc sabe!!
    ganhou um selo:


    confere láá...
    beijos!
    http://amichta.blogspot.com/2009/10/anuncio-selecao-noticia-twitter-cons.html

    ResponderExcluir
  20. oii!!!

    passando para dizer que tem selo pra vc no meu blog tb! rsrsrs
    com muito carinho!

    xeru

    ResponderExcluir
  21. Venho aki lhe dizer que te dediquei um selo,eu tenho certeza que vc irá saber utilizá-lo das pessoas que mandei achei que vc era a mais sensata para recebê-lo para ver acesse http://euseiquepossovencer.blogspot.com/2009/10/selo.html

    ResponderExcluir